A construção em aço leve (conhecido como Light Steel Framing ou LSF) é um sistema construtivo que utiliza aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento e o betão é utilizado apenas nas fundações ou caves.

Vantagens de construir em aço leve (Light Steel Framing ou LSF):

- Segurança estrutural:
A utilização de matérias leves da construção LSF poderá levantar erradamente dúvidas sobre a resistência deste método construtivo. Nas construções em betão a resistência da estrutura é assegurada pelo metal. O LSF tal como na construção em betão beneficia da resistência do metal mas apresenta a vantagem de ver o seu peso estrutural bastante diminuído pela ausência de cimento. É um método de extrema eficácia em caso de sismo.

- Conforto:
As construções em aço leve apresentam excelentes resultados ao nível do isolamento térmico, isolamento acústico e na regulação da humidade do ambiente.

-Isolamento térmico:
Uma construção em LSF é isolada termicamente do exterior por placas de poliestireno expandido, OSB e/ou placas cimentícias, lã mineral e gesso cartonado. As características destes materiais conferem uma proteção térmica impossível de conseguir numa construção vulgar.

- Isolamento acústico:
O som produzido no interior de uma divisão é refletido pelas paredes e transmitido pelas mesmas, diminuindo em diversas vezes a propagação do ruído que se faz ouvir numa parede de tijolo. Este efeito provoca um som diferente, dando a sensação de parede oca quando se bate nas paredes, visto que o som do impacto não é totalmente transferido para a outra face.
Os ruídos de impacto ou de percussão nos pisos podem ser minimizados, ou eliminados, pela aplicação de lã mineral de alta densidade, ou outros materiais adequados.

- Equilíbrio da humidade no ambiente:
Numa casa LSF são aplicados materiais isolantes que mantêm o ambiente numa temperatura que evita condensações. Adicionalmente, todas as paredes interiores são revestidas a gesso cartonado, que é um material poroso e pode absorver o excesso de humidade para depois o devolver ao ambiente quando este estiver mais seco.

- Rapidez de construção e maior liberdade ao nível do projeto

- Construção sustentável:
É um método construtivo que não utiliza matérias poluentes e reduz em cerca de 70% os gastos de energia. As emissões de dióxido de carbono são inferiores e todos os materiais utilizados na construção podem ser reciclados.

- Eficaz na reabilitação urbana

© 2012 Fusotempo Lda - Todos os direitos reservados.